Transporte aéreo de cães.

O trânsito de cães entre países exige documento emitido pela autoridade veterinária do país de origem e aceito pelos países de destino, atestando as condições e o histórico de saúde do animal de estimação bem como o atendimento às exigências sanitárias do país de destino. No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito de Cães , que são expedidos por Auditores Fiscais Federais Agropecuários das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO).



Passaporte Canino

Emissão de Certificados Veterinários Internacionais - CVI online

Para realizar viagens internacionais com cães , os passageiros precisam solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI), documento que comprova a boa condição sanitária do animal para ingressar em outro país. 

A solicitação de emissão do CVI online  já pode ser realizada para os Estados Unidos por meio do Portal de Serviços do Governo Federal. Nesse sistema, o usuário poderá realizar praticamente todos os procedimentos de forma eletrônica e sem sair de casa. A solicitação do documento será realizada através do envio eletrônico (upload) do Atestado de Saúde, comprovante de vacina e demais dados necessários conforme o país de destino. 

Acesse aqui o Manual do Cidadão.

O cidadão receberá uma notificação por e-mail e poderá imprimir o documento já assinado eletronicamente e sem a necessidade de se deslocar até uma Unidade do Vigiagro. 

De início, os certificados serão emitidos apenas nas viagens para os Estados Unidos, mas em breve será ampliado para os países do Mercosul e da União Europeia.

Nesse link você entra diretamente na página do serviço para solicitação do CVI online - https://www.servicos.gov.br/servico/viajar-para-outro-pais-com-seu-cao-ou-gato



e-mails de atendimento para dúvidas de CVI e agendamentos:

cvi.vigiagro@agricultura.gov.br (CVI-online EUA)

czi-rj@agricultura.gov.br (Galeão)

cvi.gru@agricultura.gov.br (Guarulhos)

Clique aqui para consultar os demais locais para emissão de CVI

Após agendar o atendimento, prepare a documentação (original e cópia), conforme os seguintes procedimentos:

1. Imprima e preencha o Requerimento para solicitar o Certificado Veterinário Internacional - CVIRequerimento de Fiscalização para Animais de Companhia

2. Solicite ao Médico Veterinário particular a emissão do Atestado de Saúde, atendendo à validade e aos requisitos sanitários do país de destino. - Modelo de Atestado de Saúde

3. Providencie a documentação adicional (ex: vacinas, tratamentos anti-parasitários, comprovante de microchip, sorologia de raiva, etc.), conforme as exigências específicas do país de destino. Exigências Gerais e Documentação Básica para emissão de CVI (requisitos mínimos exigidos)


Informações fundamentais sobre o transporte de animais em voos da Lufthansa

Cumprimento das normas de proteção dos animais e dos procedimentos de importação e exportação de animais

Informe-se antecipadamente e antes da reserva do seu voo relativamente aos procedimentos de importação e exportação válidos para o seu animal no país de partida, de escala e de chegada, por exemplo no consulado. A Lufthansa reserva-se ainda o direito de aplicar regras mais rigorosas e de recusar a reserva em determinadas rotas (por exemplo, Grã-Bretanha, Irlanda, Bangalore na Índia) para excluir o transporte de animais. Informe-se também junto do seu veterinário relativamente às normas relativas à proteção dos animais válidas para a viagem com o seu animal. Providencie todos os documentos de viagem necessários para o seu animal, para que nada atrapalhe a sua viagem. A Lufthansa reserva-se igualmente o direito de recusar o transporte de animais no porão até ao destino no caso de condições meteorológicas extremas: de curta duração ou sazonais.

Tenha em atenção: cada passageiro pode transportar no máximo 2 animais (numa caixa de transporte autorizada). O transporte pode ser efetuado na cabina e/ou no porão:

Máximo de dois animais (cão ou gato) na cabina (numa caixa de transporte autorizada) ou no máximo dois animais no porão (numa ou em duas caixas de transporte autorizadas). Um animal (cão ou gato) na cabina (numa caixa de transporte autorizada) ou um animal no porão (numa caixa de transporte autorizada).

Para a assistência são válidas condições de transporte especiais. Poderá encontrar mais informações aqui.

Tenha também em atenção a idade mínima dos animais que leva consigo:

Para cães e gatos, a idade mínima é de 12 semanas. Para viagens de/para os EUA, é de 16 semanas.

Poderá encontrar aqui informações mais detalhadas relativamente ao tipo e dimensão das caixas de transporte de animais no porão, e aqui para o transporte na cabina.

Caso a Lufthansa tenha de recusar o transporte do animal devido a incumprimento das regras, a Lufthansa não é responsável pelos custos daí resultantes (por exemplo, taxas de alteração de reservas, pernoita em hotéis, estada num canil).



10 visualizações
Não há eventos programados no momento
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

Rua Marlene da Silva Rodrigues, Itapeti, Mogi das Cruzes - SP